
Conheça os pontos centrais que sustentam a especificação técnica
Toda boa metodologia tem uma base estruturada, que lhe confere robustez e consistência. Com a FCS 168, especificação técnica criada pela Afam Consultoria sobre formação de cultura em segurança e saúde ocupacional, não é diferente. A FCS 168 é suportada por oito pilares, que tratam de aspectos-chave de uma organização. São eles:
Pilar 01: Infraestrutura e sistema de gestão
Uma infraestrutura e um sistema de gestão são duas condições fundamentais para a realização das operações de uma empresa. Assim, deve-se avaliar se eles estão virtuosos em relação à segurança e saúde ocupacional. Devem ser ferramentas efetivamente utilizadas para a tomada de decisões pela alta direção, com a obrigação de investir internamente e atender os requisitos legais.
Pilar 02: Motivação e reconhecimento
Por mais que haja infraestrutura e sistema de gestão robustos, são as pessoas que os utilizarão e tomarão decisões. A motivação delas é primordial para uma apropriação do processo, um senso de auto responsabilidade que define a rotina. Programas de reconhecimento são ótimos motivadores.
Pilar 03: Educação e capacitação
Com motivação em dia e infraestrutura otimizada, as pessoas devem ser capacitadas para trabalhar respeitando a segurança e a saúde organizacionais. Isso inclui processos de integração, valores claros, normas de comportamento e instruções técnicas. A capacitação deve ser contínua, abranger toda a hierarquia e ser critério para promoções e planos de carreira.
Pilar 04: Compromisso e liderança
Com todos capacitados, o papel das lideranças é muito importante para manter a rotina de SSO. Elas devem servir de exemplo para as demais pessoas, e educar quando necessário. Uma declaração de compromisso com a SSO deve ser incorporada por todos, principalmente pela alta direção.
Pilar 05: Comunicação
Comunicar os valores e os indicadores de Segurança e Saúde Ocupacional é muito importante. Por isso, é imprescindível que o endomarketing contemple a SSO em sua agenda, e que obtenha atenção e comprometimento das pessoas.
Pilar 06: Percepção de Riscos
As pessoas devem ser bem informadas sobre os perigos e riscos de suas atividades, bem como treinadas para observar o ambiente de trabalho em busca de melhorias ou novos perigos. Com a meta de zero acidente alcançada, eventuais incidentes devem ser relatados com exatidão, para que não se repitam.
Pilar 07: Disciplina
As pessoas devem estar comprometidas com as regras de conduta em relação a SSO. Para isso, a cultura deve ser constantemente reafirmada, com valores compartilhados a funcionários e terceiros, bem como processos disciplinares atuando como ferramenta de desenvolvimento.
Pilar 08: Monitoramento e resultados
A maneira como a alta direção mede os resultados da cultura de SSO deve ser compartilhada com todos. Indicadores devem ser precisos para cada área, com referências históricas e de benchmark.