Os oito pilares da FCS 168

Compartilhe na sua rede social

Conheça os pontos centrais que sustentam a especificação técnica

Toda boa metodologia tem uma base estruturada, que lhe confere robustez e consistência. Com a FCS 168, especificação técnica criada pela Afam Consultoria sobre formação de cultura em segurança e saúde ocupacional, não é diferente. A FCS 168 é suportada por oito pilares, que tratam de aspectos-chave de uma organização. São eles:

Pilar 01: Infraestrutura e sistema de gestão

Uma infraestrutura e um sistema de gestão são duas condições fundamentais para a realização das operações de uma empresa. Assim, deve-se avaliar se eles estão virtuosos em relação à segurança e saúde ocupacional. Devem ser ferramentas efetivamente utilizadas para a tomada de decisões pela alta direção, com a obrigação de investir internamente e atender os requisitos legais.

Pilar 02: Motivação e reconhecimento

Por mais que haja infraestrutura e sistema de gestão robustos, são as pessoas que os utilizarão e tomarão decisões. A motivação delas é primordial para uma apropriação do processo, um senso de auto responsabilidade que define a rotina. Programas de reconhecimento são ótimos motivadores.

Pilar 03: Educação e capacitação

Com motivação em dia e infraestrutura otimizada, as pessoas devem ser capacitadas para trabalhar respeitando a segurança e a saúde organizacionais. Isso inclui processos de integração, valores claros, normas de comportamento e instruções técnicas. A capacitação deve ser contínua, abranger toda a hierarquia e ser critério para promoções e planos de carreira.

Pilar 04: Compromisso e liderança

Com todos capacitados, o papel das lideranças é muito importante para manter a rotina de SSO. Elas devem servir de exemplo para as demais pessoas, e educar quando necessário. Uma declaração de compromisso com a SSO deve ser incorporada por todos, principalmente pela alta direção.

Pilar 05: Comunicação

Comunicar os valores e os indicadores de Segurança e Saúde Ocupacional é muito importante. Por isso, é imprescindível que o endomarketing contemple a SSO em sua agenda, e que obtenha atenção e comprometimento das pessoas.

Pilar 06: Percepção de Riscos

As pessoas devem ser bem informadas sobre os perigos e riscos de suas atividades, bem como treinadas para observar o ambiente de trabalho em busca de melhorias ou novos perigos. Com a meta de zero acidente alcançada, eventuais incidentes devem ser relatados com exatidão, para que não se repitam.

Pilar 07: Disciplina

As pessoas devem estar comprometidas com as regras de conduta em relação a SSO. Para isso, a cultura deve ser constantemente reafirmada, com valores compartilhados a funcionários e terceiros, bem como processos disciplinares atuando como ferramenta de desenvolvimento.

Pilar 08: Monitoramento e resultados

A maneira como a alta direção mede os resultados da cultura de SSO deve ser compartilhada com todos. Indicadores devem ser precisos para cada área, com referências históricas e de benchmark.


Compartilhe na sua rede social

Confira também os artigos abaixo

Como utilizar a abordagem de Riscos e Oportunidades a favor de sua empresa

Temos notado que apesar das últimas versões das normas da série ISO possuírem uma idade média global de mais de 4 anos de existência (ISO…

O que é ISO 50.001?

A ISO “International Organization for Standardization” é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça. Seu propósito é…

HPC 420 Segurança e Qualidade dos Produtos Saneantes e de Higiene Pessoal

A segurança e a qualidade dos produtos saneantes e de higiene pessoal (sigla em inglês: Home and Personal Care – HPC) é uma preocupação…

Você deseja ser um líder respeitado ou admirado?

Trata-se de uma pergunta um tanto quanto difícil para ser respondida, pois dependerá de como a interpretamos. Mas, geralmente, respeito…

Dia Mundial do Meio Ambiente

Atualmente todos os seres humanos na face da Terra estão direcionando seus esforços para minimizar os impactos causados pela pandemia.

Como descartar o resíduos de acordo com sua classificação?

Uma eficaz gestão de resíduos começa com sua correta classificação, pois cada caso tem sua respectiva destinação.

Onde a psicologia positiva pode ajudar nos Sistemas de Gestão e na Cultura Empresarial

A psicologia positiva é o estudo da mente humana baseada na harmonia cognitiva e na sanidade, que acarretam na saúde emocional.

Dia Mundial da Segurança do Trabalho

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho acontece no Brasil desde 2005, e foi criado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT)

Como descrever uma não conformidade

Descrever uma não conformidade vai além de pontuar um erro ou fazer um apontamento negativo em uma auditoria.

CONHEÇA OS PRODUTOS DA AFAM E NOSSAS INOVAÇÕES PARA ATENDER A DEMANDA DA INDÚSTRIA 4.0

O nome Indústria 4.0 foi usado, inicialmente, na Ha over Messe, feira tecnológica alemã, em 2011.

Entre em Contato

Telefones

+55 (11) 4220-2500
+55 (11) 4318-5852
+55 (11) 94964-0025

E-mail

comercial@afamconsultoria.com.br

Endereço

Alameda João Galego, 174
Santa Maria, São Caetano do Sul – SP
Cep: 09560-340

    Chamar no WHATSAPP
    Posso te ajudar?
    AFAM
    Olá, como podemos ajudar?
    Precisando de ajuda com Qualidade, Gestão ou Segurança Ocupacional, fale conosco!👇