Princípio 02 – Culpar não resolve nada

Todos se lembram que nós Seres Humanos cometemos de 5 a 7 erros por hora, não se trata de um número cabalístico, mas são estimativas feitas por pesquisadores do desempenho humano. Em sendo assim, culpar as pessoas que erram seria um contrassenso, não acham?,
Bom, sempre procuramos fundamentar nossas conversas, e aqui, não será diferente, vou apresentar alguns fundamentos importantes deste princípio:

  • A culpa é emocionalmente importante, não operacionalmente importante
  • A culpa torna o erro uma escolha em retrospecto
  • A culpa ocupa espaço emocional e intelectual com pouco valor agregado
  • A culpa desorienta recursos e estratégias
  • Culpar é o oposto de encorajar

Este princípio faz com que as organizações mude o pensamento de “quem falhou”, para “o que falhou”; devemos parar de ver o trabalhador como um problema a ser corrigido, e sim, como um solucionador dos problemas. Aproveita-los melhor para o aprendizado organizacional em segurança é uma estratégia a ser trilhada através do que chamamos de “Times de Aprendizado”, falarei disso nas próximas edições. Como o comportamento é influenciado pelas consequências que os trabalhadores experimentam, o que acontece aos trabalhadores quando eles exibem certos comportamentos é um fator importante na melhoria do desempenho humano. Reforçar positivamente os comportamentos esperados é uma das maneiras de aprender a transformar ambientes.


Tente se lembrar…. quantas vezes ouvimos dentro das organizações após um evento acidental, FULANO fez a escolha errada, CICRANO não seguiu as regras de segurança, BELTRANO tomou uma decisão equivocada, enfim…. Temos que REESIGNIFICAR alguns conceitos.
Quando temos como barreira principal para o controle de um risco, o SER HUMANO, estamos apostando que seus erros não coincidam com outros fatores para se evitar um incidente, o que nem sempre é possível, por isso ocorrem incidentes.

TRABALHADORES PRIORIZAM EFICÊNCIA E ENTREGA DE RESULTADO

Confira também os artigos abaixo

Princípio 05 – Como os líderes reagem ao fracasso

Para alinharmos nossos entendimentos, irei começar por alguns fundamentos do princípio 5: a) Este princípio direciona a organização para dois lugares distintos. O primeiro é CULPAR E PUNIR ou APRENDER E MELHORAR, porém IMPOSSÍVEL estar em ambos os lugares. b) Os...

Princípio 04 – O Contexto Impulsiona o Comportamento

Para entender e alinharmos nossos entendimentos, irei começar por alguns fundamentos do princípio 4: a) Os trabalhadores fazem o que fazem por uma única razão, a razão é que faz sentido para o trabalhador dado o contexto que ele vive e trabalha.b) Sistemas complexos...

Princípio 03 – Aprender a melhorar é vital!

Para entender bem este princípio, vou começar com 3 perguntas poderosas para provocar sua reflexão: a) Quais sistemas, processos e ferramentas você tem para obter feedback abertamente sobre sua organização? Quão fáceis de usar e disponíveis estão essas ferramentas...

Princípio 01 – As pessoas cometem erros

Estudos a respeito de desempenho Humano e Organizacional tentam encontrar um número cabalístico de quantos erros os Seres Humanos cometem. Não temos certeza se este número esta correto, mas alguns autores diz que cometemos de 5 a 7 erros por hora, incrível não?? É...

HOP: Human And Organizational Performance – Desempenho humano e organizacional

Vamos falar sobre o “Desempenho Humano e Organizacional”- HOP. Por ser um tema um tanto quanto extenso, vamos dividi-lo em 5 partes, e por quê 5 partes?, porque são 5 princípios e irei pautar um princípio por capítulo, neste primeiro capítulo, irei contextualizar um...

27 de Julho Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

A data é um marco histórico na luta dos trabalhadores por melhorias nas condições de segurança e saúde no trabalho.   O dia propõe uma reflexão sobre como os ambientes e processos de trabalho podem determinar tanto a saúde quanto os acidentes e o adoecimento dos...

Use a Gestão de Resíduos para proporcionar preservação ambiental, ganhos financeiros, ações sociais e conformidade legal

O que é resíduo Tudo que não tem mais utilidade direta para sua empresa e precisa ser descartado, é um resíduo. Dentre eles papel, plástico, papelão, vidro, madeira, eletrônicos, efluente, produtos químicos, hospitalar, entulho, lâmpadas, contaminados, etc. Por que...

O que são aspectos e impactos ambientais?

Aspecto ambiental é qualquer elemento que interage ou pode interagir com o meio ambiente de forma positiva ou negativa – resíduos, emissões atmosféricas, efluentes, produtos químicos, consumo de água, consumo de energia, consumo de materiais diversos. Impacto...

ISO14001 – Sistema de Gestão Ambiental

Através de uma combinação de controles administrativos e operacionais, a Gestão Ambiental tem como objetivo principal identificar e gerir seus aspectos significativos, de forma a mitigar ou eliminar os impactos negativos ao meio ambiente. Além disso, atender a...

ISO 45001

Requisito 5.4 Consulta e Participação dos trabalhadores Em maio de 2018 foi publicada a norma ISO 45001 como atualização da norma OHSAS 18001:2007, destacando o trabalhador como a principal parte interessada do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional e...

Entre em contato!

Endereço

Alameda João Galego, 174
Santa Maria, São Caetano do Sul – SP
Cep: 09560-340