Engarrafadora da Coca-Cola implementa Fase II de programa de Formação de Cultura em Segurança.
De 4 a 7 de novembro de 2019, a Afam Consultoria realizou a avaliação de Fase II do Programa PGSC (Formação de Cultura em Segurança baseado no Comportamento) na Sorocaba Refresco, uma das principais engarrafadoras do Sistema Coca-Cola. A Sorocaba Refrescos é atualmente uma empresa situada na Fase I do PGSC e almeja alcançar no curto prazo a certificação da Fase II (o nível máximo é o III). Por isso, a realização desta avaliação.
Fruto de uma parceria entre a Coca-Cola Company e a Afam Consultoria, o PGSC é um dos mais modernos programas de comportamento em Segurança e Saúde Ocupacional (SSO). Desenvolvida pela empresa brasileira de consultoria e treinamento e disseminada nas fabricantes da multinacional norte-americana na América Latina, o PGSC mede o grau (fases) da cultura organizacional e da maturidade da gestão comportamental das empresas em relação ao Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional. A avaliação do PGSC tem a função de verificar a aderência dos programas de SSO das companhias aos requisitos exigidos pela norma.
A avaliação na Sorocaba Refrescos foi realizada segundo os requisitos do PGSC que exige reuniões com os grupos focais, com todas as áreas da organização, com todos os níveis hierárquicos e com todos os turnos de trabalho. Zeca Martins, consultor e auditor da Afam e especialista em Segurança e Saúde Ocupacional e em Formação de Cultura de SSO, foi o responsável por conduzir os trabalhos em Sorocaba. Vale a pena lembrar que a Sorocaba Refrescos é cliente da Afam Consultoria há mais de dez anos e que a Afam Consultoria desenvolveu, baseado no PGSC, sua especificação técnica para formação de cultura.