Principais normas de certificação florestal

Compartilhe na sua rede social

Conheça os conceitos gerais da Gestão Florestal com FSC, Cerflor e Bonsucro.

Uma certificação florestal tem um viés sustentável, ou seja, aborda três pilares: meio ambiente, responsabilidade social e viabilidade econômica. A certificação florestal é muito importante para orientar compradores conscientes da gestão florestal e para atender às exigências comerciais de diversos países em relação a madeiras, papéis e biocombustíveis. Conheça, a seguir, as principais normas para produtos madeireiros.

A FSC é uma série de normas desenvolvida pela Forest Stewardship Council, empresa internacional de criação e acreditação de organismos certificadores em gestão florestal. A série FSC se baseia em nove princípios: atendimento à legislação, direitos do trabalhador e condições de trabalho, direitos de povos indígenas, relações de comunidade, benefícios da floresta, valores e impactos ambientais, planejamento da gestão, monitoramento e avaliação, altos valores de conservação e implementação de atividades de gestão.

A FSC oferece três modalidades de certificação: manejo florestal, voltada a todos os produtores que extraem sua matéria-prima da floresta; cadeia de custódia, que trata da rastreabilidade da madeira até o cliente final, e; madeira controlada, com critérios de aceitação para as empresas comprarem apenas de fornecedores qualificados.

Há também o Programa Brasileiro de Certificação Florestal (Cerflor), série de normas criada com o intuito de comprovar que o manejo florestal de determinada empresa é sustentável. Ela é reconhecida internacionalmente pela PEFC (Program for the Endorsement of Forest Certification, e suas principais normas são a NBR 14.789 (para florestas plantadas) e a NBR 15.789 (para florestas nativas).

Já a certificação Bonsucro é voltada para a cadeia produtiva da cana-de-açúcar, em especial, para a produção de biocombustíveis. Isso porque ela atende aos requisitos de sustentabilidade estabelecidos na diretiva europeia de energia renovável (2009/28/EC).

Por se tratar de sustentabilidade, a Bonsucro aborda tanto aspectos ambientais, como consumo de água e emissão de GEE, quanto sociais, como legislação trabalhista e impacto em comunidades sociedades adjacentes.

A Bonsucro é um desdobramento da certificação Better Sugarcane Initiative. No Brasil, a Afam Consultoria é uma das melhores consultorias em relação à esta norma que é certificada exclusivamente pela SGS.

Se você tem interesse em certificar produtos de madeira ou processos de gestão florestal, a Afam Consultoria está à sua disposição. Curta no página do Linkedin para receber nossas atualizações. Até mais!


Compartilhe na sua rede social

Confira também os artigos abaixo

Como utilizar a abordagem de Riscos e Oportunidades a favor de sua empresa

Temos notado que apesar das últimas versões das normas da série ISO possuírem uma idade média global de mais de 4 anos de existência (ISO…

O que é ISO 50.001?

A ISO “International Organization for Standardization” é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça. Seu propósito é…

HPC 420 Segurança e Qualidade dos Produtos Saneantes e de Higiene Pessoal

A segurança e a qualidade dos produtos saneantes e de higiene pessoal (sigla em inglês: Home and Personal Care – HPC) é uma preocupação…

Você deseja ser um líder respeitado ou admirado?

Trata-se de uma pergunta um tanto quanto difícil para ser respondida, pois dependerá de como a interpretamos. Mas, geralmente, respeito…

Dia Mundial do Meio Ambiente

Atualmente todos os seres humanos na face da Terra estão direcionando seus esforços para minimizar os impactos causados pela pandemia.

Como descartar o resíduos de acordo com sua classificação?

Uma eficaz gestão de resíduos começa com sua correta classificação, pois cada caso tem sua respectiva destinação.

Onde a psicologia positiva pode ajudar nos Sistemas de Gestão e na Cultura Empresarial

A psicologia positiva é o estudo da mente humana baseada na harmonia cognitiva e na sanidade, que acarretam na saúde emocional.

Dia Mundial da Segurança do Trabalho

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho acontece no Brasil desde 2005, e foi criado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT)

Como descrever uma não conformidade

Descrever uma não conformidade vai além de pontuar um erro ou fazer um apontamento negativo em uma auditoria.

CONHEÇA OS PRODUTOS DA AFAM E NOSSAS INOVAÇÕES PARA ATENDER A DEMANDA DA INDÚSTRIA 4.0

O nome Indústria 4.0 foi usado, inicialmente, na Ha over Messe, feira tecnológica alemã, em 2011.

Entre em Contato

Telefones

+55 (11) 4220-2500
+55 (11) 4318-5852
+55 (11) 94964-0025

E-mail

comercial@afamconsultoria.com.br

Endereço

Alameda João Galego, 174
Santa Maria, São Caetano do Sul – SP
Cep: 09560-340

    Chamar no WHATSAPP
    Posso te ajudar?
    AFAM
    Olá, como podemos ajudar?
    Precisando de ajuda com Qualidade, Gestão ou Segurança Ocupacional, fale conosco!👇