Normas e Procedimentos de Food Quality

Compartilhe na sua rede social

As principais publicações que norteiam o Food Quality

Atualmente, a engenharia está num nível muito avançado em relação à segurança dos alimentos. Ao longo dos anos, práticas foram criadas e testadas. Algumas sucumbiram frente à realidade e foram descartadas; outras, mostrando eficácia e eficiência, foram multiplicadas, aperfeiçoadas e documentadas em normas. Esse campo é chamado de Food Quality.

nn

Há na indústria instituições e documentos globais que visam garantir essa padronização de boas práticas de segurança dos alimentos. Assim, o Food Quality representa mais um quadrante na Matriz de Riscos dos Alimentos.

nn

A International Organization for Standardization tem a série de normas ISO 22000. Elas estão em sua edição 2018, e permitem às organizações viabilizar um Sistema de Gestão de Segurança dos Alimentos nos moldes de outras normas, como a ISO 9001. Na prática, a ISO 22000 é implementada como parte do esquema de certificação FSSC 22000.

nn

O principal organismo mundial de colaboração para Food Quality e Food Safety é o Global Food Safety Initiative (GFSI), uma fundação sem fins lucrativos, gerenciada pelo The Consumer Goods Forum e criada em maio de 2000, após frequentes casos relatados sobre doenças veiculadas por alimentos. Uma das principais ações desta fundação é o reconhecimento de normas de certificação aceitas por grandes empresas da área alimentar.

nn

O principal organismo mundial de colaboração para Food Quality e Food Safety é o Global Food Safety Initiative (GFSI). A GFSI é um coletivo de inúmeras pessoas e representantes de empresas de nome, que discutem a segurança dos alimentos através de programas, notícias, papers e eventos.

nn

Uma das mais flagrantes atividades do GFSI é o reconhecimento público de normas avaliadas como benchmark mundial. É como se fosse uma padronizadora sobre as demais padronizadoras.

nn

Dentre 11 programas de certificação em Food Safety, quatro merecem o destaque: FSSC 22000, BRC, SQF e IFS Food. A FSSC 22000, do inglês Foundation Food Safety System Certification 22000 é o mais adotado programa de certificação em Food Safety do Brasil. Nele, há especificações para Sistemas de Gestão de Segurança dos Alimentos e de Food Quality.

nn

Atualmente, a FSSC 22000 está em sua quinta versão, e as empresas devem realizar a atualização de sua certificação até 29 de junho de 2021. Outra certificação importante é a BRC. Criada pelo Consórcio de Varejistas Britânicos, do inglês British Retail Consortiun (BRC), ela é reconhecida pela GFSI nas seções Food Safety, Armazenamento & Distribuição e Embalagens.

nn

Outro programa reconhecido pela GFSI é o Safe Quality Food (SQF), que estabelece quatro partes: Fundamentos, Programa de Food Safety, Programa de Food Quality e Programa de Recursos Éticos, que inclui responsabilidade social, preservação ambiental e boas condições de trabalho dos fornecedores.

nn

Por último, mas não menos importante, a IFS Food é outra norma que merece destaque. Ela está em sua versão 6.1 e foca em segurança dos alimentos já processados, manuseados ou em sua embalagem primária.

nn

Essas são as principais normas de Food Quality. A partir delas, outras se baseiam e/ou se formam, de acordo com especificidades locais, sempre em prol da segurança dos alimentos. Curta a página da Afam no Linkedin para receber as atualizações de nosso blog. Até breve!


Compartilhe na sua rede social

Confira também os artigos abaixo

Como utilizar a abordagem de Riscos e Oportunidades a favor de sua empresa

Temos notado que apesar das últimas versões das normas da série ISO possuírem uma idade média global de mais de 4 anos de existência (ISO…

O que é ISO 50.001?

A ISO “International Organization for Standardization” é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça. Seu propósito é…

HPC 420 Segurança e Qualidade dos Produtos Saneantes e de Higiene Pessoal

A segurança e a qualidade dos produtos saneantes e de higiene pessoal (sigla em inglês: Home and Personal Care – HPC) é uma preocupação…

Você deseja ser um líder respeitado ou admirado?

Trata-se de uma pergunta um tanto quanto difícil para ser respondida, pois dependerá de como a interpretamos. Mas, geralmente, respeito…

Dia Mundial do Meio Ambiente

Atualmente todos os seres humanos na face da Terra estão direcionando seus esforços para minimizar os impactos causados pela pandemia.

Como descartar o resíduos de acordo com sua classificação?

Uma eficaz gestão de resíduos começa com sua correta classificação, pois cada caso tem sua respectiva destinação.

Onde a psicologia positiva pode ajudar nos Sistemas de Gestão e na Cultura Empresarial

A psicologia positiva é o estudo da mente humana baseada na harmonia cognitiva e na sanidade, que acarretam na saúde emocional.

Dia Mundial da Segurança do Trabalho

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho acontece no Brasil desde 2005, e foi criado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT)

Como descrever uma não conformidade

Descrever uma não conformidade vai além de pontuar um erro ou fazer um apontamento negativo em uma auditoria.

CONHEÇA OS PRODUTOS DA AFAM E NOSSAS INOVAÇÕES PARA ATENDER A DEMANDA DA INDÚSTRIA 4.0

O nome Indústria 4.0 foi usado, inicialmente, na Ha over Messe, feira tecnológica alemã, em 2011.

Entre em Contato

Telefones

+55 (11) 4220-2500
+55 (11) 4318-5852
+55 (11) 94964-0025

E-mail

comercial@afamconsultoria.com.br

Endereço

Alameda João Galego, 174
Santa Maria, São Caetano do Sul – SP
Cep: 09560-340

    Chamar no WHATSAPP
    Posso te ajudar?
    AFAM
    Olá, como podemos ajudar?
    Precisando de ajuda com Qualidade, Gestão ou Segurança Ocupacional, fale conosco!👇