Importância do Pensamento Lúdico nos Treinamentos Empresariais

Compartilhe na sua rede social

A Afam Consultoria incorpora elementos lúdicos em seus cursos.

Sabemos que as empresas contemporâneas enfrentam inúmeros desafios em seu dia a dia. Um deles é relativo à formação dos seus profissionais. “Até onde devemos ir quando o assunto é o treinamento dos nossos funcionários?”, perguntam-se os gestores e os responsáveis pelo RH de muitas organizações. Vários estudiosos apontam que, ao invés de ensinar, as companhias modernas deveriam aprender a aprender. Esse é o segredo das instituições que se posicionam de maneira inovadora no século XXI.

Nesse contexto, a contratação de empresas de consultoria e treinamento se tornará mais frequente. Serão os consultores e instrutores externos os responsáveis por boa parte da formação e capacitação dos profissionais em um futuro próximo. A atuação, portanto, dos novos cursos empresariais será mais metodológica do que conceitual. Os profissionais que estão hoje no mercado de trabalho precisam, acima de tudo, desenvolver suas capacidades de aprendizado. Tanto os cursos quanto os instrutores do amanhã não vão mais ensinar ninguém, mas vão incentivar os participantes a aprender. O aluno estará no centro do processo de aprendizado e o docente deverá ser menos professoral e muito mais educador. Até parece uma mudança simples, mas não é.

Os princípios da nova metodologia da educação empresarial são: (1) estabilidade, (2) aprender a aprender, (3) retomar a reflexão, (4) construir um ambiente democrático, (5) ser contextualizada, e (6) não ter muros (ser aberta metaforicamente para a realidade factual dos profissionais).

Assim, o instrutor não deve mais se colocar diante dos participantes dos seus cursos como o provedor exclusivo do conteúdo. Em tempos de revolução digital, o conteúdo é matéria-prima abundante e banal em nossa sociedade. Além disso, o conhecimento é instável e muda a todo instante. Portanto, o instrutor deve abandonar sua postura professoral e se colocar como um pesquisador do aprendizado. Ele deve incentivar e guiar os profissionais participantes de seus cursos para o desafiante caminho do conhecimento.

Para isso, o instrutor deve investigar as necessidades, os medos, os desejos e os conhecimentos prévios dos profissionais. A partir daí, ele deve construir uma metodologia lúdica e prazerosa de aprendizado do conhecimento necessário. Os participantes dos treinamentos serão levados a pesquisar, investigar e descobrir os pontos que são importantes para sua formação profissional.

Segundo o educador americano, Edgar Dale, que desenvolveu o “Cone of Experience”, também conhecido como “Learning Pyramid” a prática de atividades eleva o nível de retenção do conhecimento dos participantes para níveis superiores a 80. Só para comparação, o “Cone of Experience”, estima que os métodos tradicionais, como o uso de slides, discussões e exercícios, permitam uma retenção de conhecimento entre 30 e 50.

Um bom exemplo desta revolução na educação foi dado no filme “Sociedade dos Poetas Mortos” (Dead Poets Society: 1989), um dos maiores sucessos do ator Robin Williams. Nessa produção, um professor usava um método alternativo para cativar seus alunos para o aprendizado de literatura.

Seria isso impossível hoje em dia nos treinamentos das empresas?! A Afam Consultoria, uma das companhias mais tradicionais do mercado brasileiro de consultoria e treinamento, mostra que tal caminho é viável. Ela já possui em seu portfólio treinamentos ancorados na experiência lúdica dos participantes. Esses cursos da Afam são adotados na gestão de segurança e saúde ocupacional (SSO), na formação de cultura de SSO, em segurança de alimentos (food safety), na gestão comportamental em food

Seria isso impossível hoje em dia nos treinamentos das empresas?! A Afam Consultoria, uma das companhias mais tradicionais do mercado brasileiro de consultoria e treinamento, mostra que tal caminho é viável. Ela já possui em seu portfólio treinamentos ancorados na experiência lúdica dos participantes. Esses cursos da Afam são adotados na gestão de segurança e saúde ocupacional (SSO), na formação de cultura de SSO, em segurança de alimentos (food safety), na gestão comportamental em food safety, na gestão ambiental e em projetos de excelência operacional.

Um exemplo prático desse tipo de curso empresarial é o Workshop 168. Nele, os participantes precisam construir um produto concreto, segundo os padrões de segurança, qualidade, meio ambiente e produtividade impostos pela dinâmica/instrutor. A atividade completa dura 8 horas. Como resultado desse processo, os profissionais participantes do Workshop 168 são levados à ação de verdade.

Assim, eles sentem na pele os desafios e as angústias como se estivessem em seus trabalhos reais. Por consequência, adquirem, durante o treinamento, sentido de pertencimento, trabalham em equipe, atuam na gestão e no planejamento dos processos, absorvem os principais conceitos de segurança e saúde ocupacional, gestão da qualidade e gestão ambiental e internalizam a filosofia da entrega de resultados.

O Workshop 168 já foi realizado com êxito em algumas companhias do Brasil e do exterior. Portocel, Sorocaba Refrescos e Coca-Cola Empaques Argentina são algumas empresas que disponibilizaram esse curso para seus funcionários.


Compartilhe na sua rede social

Confira também os artigos abaixo

Como utilizar a abordagem de Riscos e Oportunidades a favor de sua empresa

Temos notado que apesar das últimas versões das normas da série ISO possuírem uma idade média global de mais de 4 anos de existência (ISO…

O que é ISO 50.001?

A ISO “International Organization for Standardization” é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça. Seu propósito é…

HPC 420 Segurança e Qualidade dos Produtos Saneantes e de Higiene Pessoal

A segurança e a qualidade dos produtos saneantes e de higiene pessoal (sigla em inglês: Home and Personal Care – HPC) é uma preocupação…

Você deseja ser um líder respeitado ou admirado?

Trata-se de uma pergunta um tanto quanto difícil para ser respondida, pois dependerá de como a interpretamos. Mas, geralmente, respeito…

Dia Mundial do Meio Ambiente

Atualmente todos os seres humanos na face da Terra estão direcionando seus esforços para minimizar os impactos causados pela pandemia.

Como descartar o resíduos de acordo com sua classificação?

Uma eficaz gestão de resíduos começa com sua correta classificação, pois cada caso tem sua respectiva destinação.

Onde a psicologia positiva pode ajudar nos Sistemas de Gestão e na Cultura Empresarial

A psicologia positiva é o estudo da mente humana baseada na harmonia cognitiva e na sanidade, que acarretam na saúde emocional.

Dia Mundial da Segurança do Trabalho

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho acontece no Brasil desde 2005, e foi criado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT)

Como descrever uma não conformidade

Descrever uma não conformidade vai além de pontuar um erro ou fazer um apontamento negativo em uma auditoria.

CONHEÇA OS PRODUTOS DA AFAM E NOSSAS INOVAÇÕES PARA ATENDER A DEMANDA DA INDÚSTRIA 4.0

O nome Indústria 4.0 foi usado, inicialmente, na Ha over Messe, feira tecnológica alemã, em 2011.

Entre em Contato

Telefones

+55 (11) 4220-2500
+55 (11) 4318-5852
+55 (11) 94964-0025

E-mail

comercial@afamconsultoria.com.br

Endereço

Alameda João Galego, 174
Santa Maria, São Caetano do Sul – SP
Cep: 09560-340

    Chamar no WHATSAPP
    Posso te ajudar?
    AFAM
    Olá, como podemos ajudar?
    Precisando de ajuda com Qualidade, Gestão ou Segurança Ocupacional, fale conosco!👇