Formação de Cultura para Segurança e Saúde Ocupacional

Compartilhe na sua rede social

A formação de uma Cultura Organizacional sólida é necessária para os programas de gestão comportamental em SSO.

Qual o segredo dos melhores e mais longevos programas de formação de cultura em Segurança e Saúde Ocupacional (SSO)? A resposta para esta questão não é tão simples quanto parece. Há tempos ela intriga companhias e principais empresas de consultoria. Para muita gente, a chave para o esclarecimento desta questão está na qualidade da equipe de colaboradores e de consultores. Para outros, a solução do enigma está associada ao grau de envolvimento da equipe ao projeto. E para alguns, está no tipo de incentivo conferido pela organização aos seus funcionários ou na relação das companhias com as empresas de consultoria envolvidas nos projetos.

Esses aspectos (todos) são indubitavelmente relevantes, mas a experiência de quem vivencia diariamente a implementação de programas de gestão comportamental em SSO diz que o elemento mais importante neste caso é a formação de uma cultura organizacional voltada para a segurança do trabalho.

No final das contas, é a cultura organizacional a grande responsável por perpetuar os aprendizados e as experiências da equipe de colaboradores ao longo do tempo. É através da solidificação de atitudes, das crenças e dos valores da equipe que um sistema de gestão comportamental cresce e amadurece.

Não é possível, portanto, falar em projetos de formação de cultura em Segurança e Saúde Ocupacional sem tratar diretamente do aspecto comportamental dos colaboradores. Todos os profissionais que implementam programas desse tipo precisam estar muito atentos às questões humanas. Na maioria das situações, os elementos culturais e de gestão de pessoas influenciam intimamente (para o bem e para o mal) os aspectos técnicos dos programas de segurança. Em muitos casos, chega a ser impossível dissociar (onde começam e onde terminam?) as partes comportamentais das partes técnicas destes projetos.

Independentemente do tamanho, do segmento de atuação, da idade, da localização e da situação financeira, toda empresa possui uma cultura. Não é errado afirmarmos que toda cultura organizacional é particular. Ou seja, dificilmente ela é encontrada igualzinha em outros lugares.

O conjunto específico de valores, práticas, processos e comportamentos é próprio de cada grupo de colaboradores e de seus líderes. É verdade que tais princípios podem ser mais fortes ou mais fracos dependendo do caso. Entretanto, para mudá-los ou para acrescentarmos novos itens a determinada cultura organizacional é necessário um grande esforço de transformação. Assim, para os programas de SSO implementados ganharem relevância e adquirirem perenidade é necessário também o cuidado com os aspectos da gestão comportamental.

Curiosamente, grande parte das empresas e das consultorias não se preocupa com a consolidação dos elementos culturais. Infelizmente, elas restringem seus trabalhos ao lado técnico, ignorando completamente a gestão comportamental em seus projetos de SSO. Trata-se de um erro crasso e, atualmente, imperdoável para quem deseja competir com os principais players do mercado nacional e internacional.

Com mais de três décadas de atuação e atendendo a clientes na maioria dos países da América Latina, a Afam Consultoria se tornou especialista na implementação e no desenvolvimento do programa de formação de cultura SSO baseada na gestão comportamental.

Aliando desde o início os elementos comportamentais aos aspectos técnicos em seus projetos é como a Afam Consultoria encanta clientes expressivos, como Portocel Fibria, Coca-Cola – Empaques Andina, Braspine/Braslumber e Paresa Paraguay Refrescos, sempre apresentando ótimos resultados.

Nas próximas semanas, vamos apresentar aqui no blog mais detalhes destes tipos de projetos. Curta a página da Afam Consultoria no Linkedin para receber nossas atualizações. Até mais!

#afam #gestaocomportamental #culturaorganizacional #segurancaesaudeocupacional #sso


Compartilhe na sua rede social

Confira também os artigos abaixo

Como utilizar a abordagem de Riscos e Oportunidades a favor de sua empresa

Temos notado que apesar das últimas versões das normas da série ISO possuírem uma idade média global de mais de 4 anos de existência (ISO…

O que é ISO 50.001?

A ISO “International Organization for Standardization” é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça. Seu propósito é…

HPC 420 Segurança e Qualidade dos Produtos Saneantes e de Higiene Pessoal

A segurança e a qualidade dos produtos saneantes e de higiene pessoal (sigla em inglês: Home and Personal Care – HPC) é uma preocupação…

Você deseja ser um líder respeitado ou admirado?

Trata-se de uma pergunta um tanto quanto difícil para ser respondida, pois dependerá de como a interpretamos. Mas, geralmente, respeito…

Dia Mundial do Meio Ambiente

Atualmente todos os seres humanos na face da Terra estão direcionando seus esforços para minimizar os impactos causados pela pandemia.

Como descartar o resíduos de acordo com sua classificação?

Uma eficaz gestão de resíduos começa com sua correta classificação, pois cada caso tem sua respectiva destinação.

Onde a psicologia positiva pode ajudar nos Sistemas de Gestão e na Cultura Empresarial

A psicologia positiva é o estudo da mente humana baseada na harmonia cognitiva e na sanidade, que acarretam na saúde emocional.

Dia Mundial da Segurança do Trabalho

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho acontece no Brasil desde 2005, e foi criado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT)

Como descrever uma não conformidade

Descrever uma não conformidade vai além de pontuar um erro ou fazer um apontamento negativo em uma auditoria.

CONHEÇA OS PRODUTOS DA AFAM E NOSSAS INOVAÇÕES PARA ATENDER A DEMANDA DA INDÚSTRIA 4.0

O nome Indústria 4.0 foi usado, inicialmente, na Ha over Messe, feira tecnológica alemã, em 2011.

Entre em Contato

Telefones

+55 (11) 4220-2500
+55 (11) 4318-5852
+55 (11) 94964-0025

E-mail

comercial@afamconsultoria.com.br

Endereço

Alameda João Galego, 174
Santa Maria, São Caetano do Sul – SP
Cep: 09560-340

    Chamar no WHATSAPP
    Posso te ajudar?
    AFAM
    Olá, como podemos ajudar?
    Precisando de ajuda com Qualidade, Gestão ou Segurança Ocupacional, fale conosco!👇