Além dos alimentos, as embalagens precisam estar sob segurança de PPRs
O FSSC 22000 estabelece critérios para a segurança de alimentos no que tange as embalagens e seus materiais. Ele exige a implementação de programas de pré-requisito (PPR), que são, segundo a ISO 22000, “condições básicas e atividades necessárias para manter um ambiente higiênico ao longo da cadeia produtiva de alimentos”.
Por tratar de medidas básicas, o PPR foca nas condições rotineiras dos processos, que servem de base para toda a produção, principalmente nas etapas cujos perigos não são significativos. Por isso, podem receber o nome de Boas Práticas de Fabricação (BPF), por se tratarem de medidas genéricas e abrangentes.
Uma das normas que auxilia no processo de definição dos PPRs para embalagens é a ISO/TS 22002-4, que substituiu a antiga PAS 223. A ISO/TS 22002-4 engloba, dentre outros tópicos, layout e espaço de trabalho, disposição de resíduos, adequação de equipamentos, limpeza, manutenção, gerenciamento de materiais, controle de pragas estoque, retrabalhos etc.
Outra vantagem da implementação do FSSC 22000 em indústrias de embalagens para alimentos é a necessidade de documentar e rotular sobre alergênicos listados na RDC 26/15.
Para isso, é importante levantar potenciais pontos de contaminação cruzada, medir os riscos associados com o HACCP e estabelecer pontos críticos de controle.
A Afam Consultoria tem consultores especialistas em FSSC 22000, ISO 22000 e ISO/TS 22002-4. Agende uma reunião conosco para elaborarmos uma solução customizada no que tange o Food Safety para embalagens.