O Dia da Árvore nos lembra da importância da preservação da natureza pelas empresas, o que inclui sistemas de gestão ambiental.
Muitas vezes, não notamos a presença das árvores em nosso cotidiano. A culpa dessa falha pode ser atribuída em parte à rotina agitada nas grandes cidades (quem tem tempo para admirar as belezas da natureza?) e em parte à sua presença tímida na maioria dos ambientes urbanos (infelizmente, em nosso país, espaço urbano é sinônimo de poucas áreas verdes). Há quem atribua esse esquecimento ao trabalho silencioso das árvores (reparamos naquilo que faz barulho).
Entretanto, é inegável o papel das árvores para nossas vidas e para o funcionamento de nosso planeta. Para lembrar a todos de sua importância, comemora-se no Brasil o Dia da Árvore em 21 de setembro, para sincronizar com a chegada da Primavera no hemisfério sul. Afinal, a estação começa em 22 ou 23 de setembro. Em 2019, a Primavera inicia-se no dia 23 de setembro às 04h50.
O Dia da Árvore foi estabelecido por Decreto Federal em fevereiro de 1965. A proposta era incentivar a preservação das florestas e promover a proteção do meio ambiente. A instituição desta data ajuda crianças e adultos a se conscientizarem sobre o papel da natureza. As árvores são responsáveis, entre outras coisas, por transformar o gás carbônico em oxigênio e por diminuir o calor. As florestas também influenciam os fluxos das chuvas e evitam a erosão do solo.
O papel da preservação da natureza não é tarefa apenas de governos e países. Pessoas e empresas estão na linha de frente desta causa. Indivíduos, como consumidores, contribuem direta ou indiretamente para proteção do meio ambiente.
Empresas, por sua vez, são levadas a agir de maneira ambientalmente responsável em todas as etapas de sua cadeia produtiva. Na sociedade contemporânea, não é mais aceitável uma corporação crescer e prosperar sem um cuidado rigoroso com a natureza.
Há algumas normas relacionadas a como as organizações devem trabalhar com os recursos naturais. As mais importantes e populares delas são a ISO 14001, a ISO 50001 e a ISO 14040.
A ISO 14001 é uma norma que estabelece um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) que permite à empresa contribuir para a preservação do meio ambiente e, ao mesmo tempo, respeitar o cumprimento da legislação ambiental de sua região (cidade, estado e país). A ISO 50001, por sua vez, é a norma que estabelece a gestão inteligente e socialmente responsável da energia utilizada pela companhia. E, por fim, a ISO 14040 é a norma que descreve os princípios e os procedimentos ambientais relativos à Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) dos produtos industrializados.
A Afam Consultoria, empresa com mais de 30 anos de atuação e com clientes espalhados na América Latina, trabalha prestando serviços de consultoria, assessoria, diagnóstico, treinamento e auditoria em Gestão Ambiental. Seus projetos englobam: a certificação da ISO 14001, ISO 50001 e ISO 14040; a análise de aspectos e impactos ambientais; a obtenção de requisitos legais ambientais; o estudo e a investigação de áreas contaminadas; as auditorias de Due Diligence; e o licenciamento e a auditoria de requisitos legais.
A Afam também realiza treinamentos sobre: a identificação de aspectos e o gerenciamento de impactos ambientais, as técnicas para produção mais limpa, a gestão de resíduos, a gestão de requisitos legais no contexto ambiental, o mapeamento de processos e indicadores de desempenho ambiental, a interpretação das normas ambientais (ISO 14001 e ISO 50001) e a formação de auditores internos (ISO 14001 e ISO 50001).
Trabalhar com empresas possuidoras de certificação ambiental é uma segurança tanto para consumidores finais quanto para clientes da cadeia produtiva, trabalhadores e agentes governamentais. Quem dera nosso país só tivesse companhias ambientalmente responsáveis. Enquanto esse dia não chega, o que podemos fazer é celebrar a iniciativa daqueles que já possuem a ISO 14001, a ISO 50001 e/ou a ISO 14040.
Ajude a preservar o meio ambiente com os programas de gestão ambiental da Afam Consultoria. E feliz Dia da Árvore para todos nós!