Excelência Operacional em Tempos de Recessão Econômica

Compartilhe na sua rede social

O aumento da produtividade como estratégia para fugir da crise

Em tempos de recessão econômica, noto que o interesse das empresas por projetos de aumento da produtividade cai consideravelmente. Algumas empresas vinculam, na maioria das vezes, o investimento em Excelência Operacional apenas à fase de crescimento e de expansão da capacidade produtiva de suas organizações. Afinal, ao invés de gastar dinheiro com mais maquinários e funcionários, opta-se por produzir com o máximo de eficiência operacional. Até aí beleza. Contudo, na minha visão, a Excelência Operacional é ideal tanto para os momentos de crescimento da economia quanto para os de retração. Não olhar para a segunda parte dos benefícios dos programas de produtividade é uma miopia empresarial. Não caia nesse equívoco.

Na hora da escassez de recursos, de pedidos, de investimentos, da necessidade de cortar custos e da disputa acirrada pelo menor preço (elementos típicos do período de crise econômica), a organização também precisa agir de acordo com a Filosofia Lean. Produzir mais com menos é imprescindível para que o negócio permaneça operando no azul ou para que minimize seus prejuízos. Vale lembrar que foi justamente no cenário de devastação que a Excelência Operacional nasceu. O Japão do Pós-Segunda Guerra, berço do Sistema Toyota de Produção, era marcado pela penúria de matérias-primas. Daí o desenvolvimento da metodologia do Lean Manufacturing e a importância de não se desperdiçar nada.

Com essa visão mais abrangente do que a Excelência Operacional pode fazer para os negócios na fase de escassez econômica, gestores competentes contratam projetos de consultoria, diagnóstico, assessoria e treinamento direcionados à eficiência operacional. Há casos em que a simples implementação de algumas ferramentas da Excelência Operacional, como 5S – Housekeeping, TPM – Gestão da Performance Total, RCM – Manutenção Centrada na Qualidade, WCM – Manufatura Classe Mundial, Gestão de Paradas Estratégicas, GPCM – Gestão, Planejamento e Controle de Manutenção, Gestão de Indicadores, SMED – Setup Rápido, Kaizen – Melhoria Contínua e Kanban – Gestão Visual, tem a capacidade de revolucionar a parte produtiva das companhias. Em outros casos, é o desenvolvimento de programas de Lean Manufacturing – Manufatura Enxuta que transformam para melhorar a fábrica. Como consequência, essas organizações ganham em competitividade e conseguem reduzir custos e perdas de forma substancial.

Temos um processo híbrido que se adapta a qualquer tipo de empresa. A seguir algumas das ferramentas utilizadas para a melhoria do desempenho:

Com um diagnóstico preciso e sob medida para seu negócio, a AFAM é capaz de identificar suas fortalezas e oportunidades para que um plano de adequação seja traçado de maneira assertiva e que irá gerar a curto prazo, resultados expressivos. Veja o resultado de um de nossos diagnósticos:

Para encerrar, alguns resultados obtidos em empresas da América Latina:

Recentemente, firmamos parceria com a MCC Consultoria, especialista em projetos de eficiência e otimização de recursos. Juntando mais de 50 anos de experiência, a união traz as experiências combinadas para a obtenção dos melhores resultados para sua empresa.

Para realizar programas de melhoria de eficiência operacional em sua empresa, chame a parceria Afam & MCC.


Compartilhe na sua rede social

Confira também os artigos abaixo

Como utilizar a abordagem de Riscos e Oportunidades a favor de sua empresa

Temos notado que apesar das últimas versões das normas da série ISO possuírem uma idade média global de mais de 4 anos de existência (ISO…

O que é ISO 50.001?

A ISO “International Organization for Standardization” é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça. Seu propósito é…

HPC 420 Segurança e Qualidade dos Produtos Saneantes e de Higiene Pessoal

A segurança e a qualidade dos produtos saneantes e de higiene pessoal (sigla em inglês: Home and Personal Care – HPC) é uma preocupação…

Você deseja ser um líder respeitado ou admirado?

Trata-se de uma pergunta um tanto quanto difícil para ser respondida, pois dependerá de como a interpretamos. Mas, geralmente, respeito…

Dia Mundial do Meio Ambiente

Atualmente todos os seres humanos na face da Terra estão direcionando seus esforços para minimizar os impactos causados pela pandemia.

Como descartar o resíduos de acordo com sua classificação?

Uma eficaz gestão de resíduos começa com sua correta classificação, pois cada caso tem sua respectiva destinação.

Onde a psicologia positiva pode ajudar nos Sistemas de Gestão e na Cultura Empresarial

A psicologia positiva é o estudo da mente humana baseada na harmonia cognitiva e na sanidade, que acarretam na saúde emocional.

Dia Mundial da Segurança do Trabalho

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho acontece no Brasil desde 2005, e foi criado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT)

Como descrever uma não conformidade

Descrever uma não conformidade vai além de pontuar um erro ou fazer um apontamento negativo em uma auditoria.

CONHEÇA OS PRODUTOS DA AFAM E NOSSAS INOVAÇÕES PARA ATENDER A DEMANDA DA INDÚSTRIA 4.0

O nome Indústria 4.0 foi usado, inicialmente, na Ha over Messe, feira tecnológica alemã, em 2011.

Entre em Contato

Telefones

+55 (11) 4220-2500
+55 (11) 4318-5852
+55 (11) 94964-0025

E-mail

comercial@afamconsultoria.com.br

Endereço

Alameda João Galego, 174
Santa Maria, São Caetano do Sul – SP
Cep: 09560-340

    Chamar no WHATSAPP
    Posso te ajudar?
    AFAM
    Olá, como podemos ajudar?
    Precisando de ajuda com Qualidade, Gestão ou Segurança Ocupacional, fale conosco!👇