O aumento da produtividade como estratégia para fugir da crise
Em tempos de recessão econômica, noto que o interesse das empresas por projetos de aumento da produtividade cai consideravelmente. Algumas empresas vinculam, na maioria das vezes, o investimento em Excelência Operacional apenas à fase de crescimento e de expansão da capacidade produtiva de suas organizações. Afinal, ao invés de gastar dinheiro com mais maquinários e funcionários, opta-se por produzir com o máximo de eficiência operacional. Até aí beleza. Contudo, na minha visão, a Excelência Operacional é ideal tanto para os momentos de crescimento da economia quanto para os de retração. Não olhar para a segunda parte dos benefícios dos programas de produtividade é uma miopia empresarial. Não caia nesse equívoco.
Na hora da escassez de recursos, de pedidos, de investimentos, da necessidade de cortar custos e da disputa acirrada pelo menor preço (elementos típicos do período de crise econômica), a organização também precisa agir de acordo com a Filosofia Lean. Produzir mais com menos é imprescindível para que o negócio permaneça operando no azul ou para que minimize seus prejuízos. Vale lembrar que foi justamente no cenário de devastação que a Excelência Operacional nasceu. O Japão do Pós-Segunda Guerra, berço do Sistema Toyota de Produção, era marcado pela penúria de matérias-primas. Daí o desenvolvimento da metodologia do Lean Manufacturing e a importância de não se desperdiçar nada.
Com essa visão mais abrangente do que a Excelência Operacional pode fazer para os negócios na fase de escassez econômica, gestores competentes contratam projetos de consultoria, diagnóstico, assessoria e treinamento direcionados à eficiência operacional. Há casos em que a simples implementação de algumas ferramentas da Excelência Operacional, como 5S – Housekeeping, TPM – Gestão da Performance Total, RCM – Manutenção Centrada na Qualidade, WCM – Manufatura Classe Mundial, Gestão de Paradas Estratégicas, GPCM – Gestão, Planejamento e Controle de Manutenção, Gestão de Indicadores, SMED – Setup Rápido, Kaizen – Melhoria Contínua e Kanban – Gestão Visual, tem a capacidade de revolucionar a parte produtiva das companhias. Em outros casos, é o desenvolvimento de programas de Lean Manufacturing – Manufatura Enxuta que transformam para melhorar a fábrica. Como consequência, essas organizações ganham em competitividade e conseguem reduzir custos e perdas de forma substancial.
Temos um processo híbrido que se adapta a qualquer tipo de empresa. A seguir algumas das ferramentas utilizadas para a melhoria do desempenho:
Com um diagnóstico preciso e sob medida para seu negócio, a AFAM é capaz de identificar suas fortalezas e oportunidades para que um plano de adequação seja traçado de maneira assertiva e que irá gerar a curto prazo, resultados expressivos. Veja o resultado de um de nossos diagnósticos:
Para encerrar, alguns resultados obtidos em empresas da América Latina:
Recentemente, firmamos parceria com a MCC Consultoria, especialista em projetos de eficiência e otimização de recursos. Juntando mais de 50 anos de experiência, a união traz as experiências combinadas para a obtenção dos melhores resultados para sua empresa.
Para realizar programas de melhoria de eficiência operacional em sua empresa, chame a parceria Afam & MCC.