Convença seu gestor a valorizar o EPI

Compartilhe na sua rede social

Argumentos para melhorar a Segurança e Saúde Ocupacional de sua empresa.

O Equipamento de Proteção Individual (EPI) é a última fronteira antes de um acidente de trabalho, a última chance de evitar uma tragédia em sua empresa. Ainda assim, é comum encontrarmos gestores que negligenciam esse tão importante componente da Segurança e Saúde Ocupacional (SSO).

Escrevo esse artigo para municiar você de argumentos e posturas para convencer seus gestores de que EPI é, além de uma obrigação, uma prevenção simples contra danos complexos, com potencial para até fechar a empresa.

Juntos, você e seu gestor podem lembrar e reforçar a todos que a legislação brasileira deixa bem claro, no artigo 157 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que é de responsabilidade das empresas cumprir e fazer cumprir as normas de medicina e segurança do trabalho.

Em outras palavras, uma empresa que não respeita a obrigatoriedade dos EPIs pode sofrer multas e sanções administrativas estipuladas na Norma Regulamentadora nº 28 (NR 28 – Fiscalização e Penalidades), com base nos itens descritos na NR 6Equipamento de Proteção Individual (EPI). Multas e processos trabalhistas são completamente evitáveis, por isso, é obrigação da alta direção assim fazer.

Do ponto de vista operacional, um acidente de trabalho atrapalha a produtividade da empresa. Além de, muitas vezes, exigir paradas de linha para os primeiros socorros, há o abalo emocional das demais pessoas que presenciaram o ocorrido. A empresa, assim, deve contratar um substituto e arcar com o salário integral nos primeiros 15 dias de afastamento. Caso a vítima precise de mais tempo e do auxílio-doença, ela ganha 12 meses de estabilidade provisória após seu retorno.

Depois desses argumentos financeiros e morais, é importante você dar o exemplo, mostrar que faz o que fala. Dessa forma, passe a circular sempre com o EPI obrigatório em cada área. É também fundamental deixar em dia o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – NR 7) e o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – NR 9). Além de obrigatórios, esses documentos legitimam a adoção correta de EPIs.

Eu tenho certeza de que com argumentos plausíveis e documentos atualizados que embasam decisões, você será capaz de convencer seus superiores a enxergarem a Segurança e Saúde Ocupacional como um passo para a formação de cultura baseada na gestão pelo comportamento e ganhos financeiros. Curta a página da Afam Consultoria no Linkedin para receber as atualizações de nosso blog. Até breve!


Compartilhe na sua rede social

Confira também os artigos abaixo

Como utilizar a abordagem de Riscos e Oportunidades a favor de sua empresa

Temos notado que apesar das últimas versões das normas da série ISO possuírem uma idade média global de mais de 4 anos de existência (ISO…

O que é ISO 50.001?

A ISO “International Organization for Standardization” é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça. Seu propósito é…

HPC 420 Segurança e Qualidade dos Produtos Saneantes e de Higiene Pessoal

A segurança e a qualidade dos produtos saneantes e de higiene pessoal (sigla em inglês: Home and Personal Care – HPC) é uma preocupação…

Você deseja ser um líder respeitado ou admirado?

Trata-se de uma pergunta um tanto quanto difícil para ser respondida, pois dependerá de como a interpretamos. Mas, geralmente, respeito…

Dia Mundial do Meio Ambiente

Atualmente todos os seres humanos na face da Terra estão direcionando seus esforços para minimizar os impactos causados pela pandemia.

Como descartar o resíduos de acordo com sua classificação?

Uma eficaz gestão de resíduos começa com sua correta classificação, pois cada caso tem sua respectiva destinação.

Onde a psicologia positiva pode ajudar nos Sistemas de Gestão e na Cultura Empresarial

A psicologia positiva é o estudo da mente humana baseada na harmonia cognitiva e na sanidade, que acarretam na saúde emocional.

Dia Mundial da Segurança do Trabalho

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho acontece no Brasil desde 2005, e foi criado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT)

Como descrever uma não conformidade

Descrever uma não conformidade vai além de pontuar um erro ou fazer um apontamento negativo em uma auditoria.

CONHEÇA OS PRODUTOS DA AFAM E NOSSAS INOVAÇÕES PARA ATENDER A DEMANDA DA INDÚSTRIA 4.0

O nome Indústria 4.0 foi usado, inicialmente, na Ha over Messe, feira tecnológica alemã, em 2011.

Entre em Contato

Telefones

+55 (11) 4220-2500
+55 (11) 4318-5852
+55 (11) 94964-0025

E-mail

comercial@afamconsultoria.com.br

Endereço

Alameda João Galego, 174
Santa Maria, São Caetano do Sul – SP
Cep: 09560-340

    Chamar no WHATSAPP
    Posso te ajudar?
    AFAM
    Olá, como podemos ajudar?
    Precisando de ajuda com Qualidade, Gestão ou Segurança Ocupacional, fale conosco!👇