Como utilizar a abordagem de Riscos e Oportunidades a favor de sua empresa

Compartilhe na sua rede social

Temos notado que apesar das últimas versões das normas da série ISO possuírem uma idade média global de mais de 4 anos de existência (ISO 9001:2015, ISO 14.001:2015, ISO 45.001:2018 e ISO 22.000:2018) as organizações ainda possuem dúvidas acerca do objetivo central destas normas, que é o planejamento baseado em riscos e oportunidades.

A maioria das organizações perdem a oportunidade de integrar sua gestão estratégica, aos conceitos normativos das normas da série ISO no que tange a arquitetura do sistema de gestão. Veja o requisito: “As organizações devem levar em consideração questões internas e externas que possam afetar sua capacidade de alcançar os resultados pretendidos pelo seu sistema de gestão” e “determinar e possuir ações para abordar os riscos e oportunidades”. Estes conceitos podem ser ampliados para toda a organização, e não apenas ao sistema de gestão em questão, caso a empresa perceba valor agregado ao requisito.

Estes conceitos, estão escritos nas normas, e todos nós sabemos, o problema é que as organizações perdem a oportunidade de usar uma excelente ferramenta oferecida pelas normas internacionais para gerir, juntamente com outros instrumentos de administração, o seu negócio e obter uma gestão integrada e harmônica.

Conhecer as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças abre uma visão interessante para um planejamento adequado. Abre uma excelente oportunidade para revisitar nossos processos, avaliar a maneira de gerir nosso negócio, verificar nossa maneira de pensar, repassar nosso mercado, nossos concorrentes, nossos custos, nossa maneira de desenvolver pessoas, nossa qualidade, nossas ações sustentáveis, enfim, uma série de questões que nem sempre são exigidas em processos de certificação por não serem obrigatórias pelas normas, mas que levam as organizações a pensarem do “porque” das coisas.

Por que seguir um caminho de empresa socio ambientalmente sustentável?

Por que aprimorar nossa qualidade, nossa entrega, nosso custo, nosso preço e nosso nível de serviço?

Por que cuidar de nossa força de trabalho de maneira genuína, leal e carinhosa?

Por que termos um produto mais seguro?

Por que proteger nossas informações?

O que pretendemos nesta matéria, não é apresentar uma metodologia para atender as normas da série ISO no que tange aos requisitos de “contexto da organização”, “necessidades e expectativas das partes interessadas” e “ações para abordar riscos e oportunidades”. Nossa intenção é incentivá-los a assistir um treinamento gratuito que fizemos utilizando-se da abordagem das normas internacionais, porém com uma visão um pouco além. Uma visão que leva em consideração as ações estratégicas e as necessidades empresariais para alavancar o aprimorar um negócio.

Algo inovador que desafia qualquer gestor a pensar de maneira diferente ante ao seu sistema de gestão e aos resultados que almeja para seu negócio.

Trata-se de um repasse cultural que deve levar em consideração o compromisso genuíno da alta direção, de seus líderes e todo o pessoal que ali trabalha.

Quando tiverem a oportunidade de ler nosso ,e.book e assistir nosso ,treinamento, vocês serão presenteados com uma excelente metodologia e uma abordagem que poderá ajudar a sua organização a integrar as ações e possuírem uma ferramenta no mínimo interessante e orientada a resultados.


Compartilhe na sua rede social

Confira também os artigos abaixo

O que é ISO 50.001?

A ISO “International Organization for Standardization” é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça. Seu propósito é…

HPC 420 Segurança e Qualidade dos Produtos Saneantes e de Higiene Pessoal

A segurança e a qualidade dos produtos saneantes e de higiene pessoal (sigla em inglês: Home and Personal Care – HPC) é uma preocupação…

Você deseja ser um líder respeitado ou admirado?

Trata-se de uma pergunta um tanto quanto difícil para ser respondida, pois dependerá de como a interpretamos. Mas, geralmente, respeito…

Dia Mundial do Meio Ambiente

Atualmente todos os seres humanos na face da Terra estão direcionando seus esforços para minimizar os impactos causados pela pandemia.

Como descartar o resíduos de acordo com sua classificação?

Uma eficaz gestão de resíduos começa com sua correta classificação, pois cada caso tem sua respectiva destinação.

Onde a psicologia positiva pode ajudar nos Sistemas de Gestão e na Cultura Empresarial

A psicologia positiva é o estudo da mente humana baseada na harmonia cognitiva e na sanidade, que acarretam na saúde emocional.

Dia Mundial da Segurança do Trabalho

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho acontece no Brasil desde 2005, e foi criado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT)

Como descrever uma não conformidade

Descrever uma não conformidade vai além de pontuar um erro ou fazer um apontamento negativo em uma auditoria.

CONHEÇA OS PRODUTOS DA AFAM E NOSSAS INOVAÇÕES PARA ATENDER A DEMANDA DA INDÚSTRIA 4.0

O nome Indústria 4.0 foi usado, inicialmente, na Ha over Messe, feira tecnológica alemã, em 2011.

Quais as licenças ambientais para abrir ou operar uma empresa?

Uma das etapas exigidas pelo governo para a abertura de uma indústria são as licenças ambientais.

Entre em Contato

Telefones

+55 (11) 4220-2500
+55 (11) 4318-5852
+55 (11) 94964-0025

E-mail

comercial@afamconsultoria.com.br

Endereço

Alameda João Galego, 174
Santa Maria, São Caetano do Sul – SP
Cep: 09560-340

    Chamar no WHATSAPP
    Posso te ajudar?
    AFAM
    Olá, como podemos ajudar?
    Precisando de ajuda com Qualidade, Gestão ou Segurança Ocupacional, fale conosco!👇