Antes de iniciarmos, gostaria de lhe perguntar se você tem de maneira clara, a diferença entre chefe e líder?
Acredito que saiba a resposta, mas para deixarmos bem alinhado, vale uma descrição rápida.
Chefe
Um chefe, geralmente é aquela pessoa que comanda pessoas, é autoritário e dá ordens, foca nos resultados e concentra o poder e comando para si próprio. Se me permite, faremos uma analogia aos grandes imperadores do Império Romano, como Augusto, Gaius Lulius Caesar Octavianus, o primeiro imperador romano, que possuía características marcantes de um excelente CHEFE de Estado, com um poder bem autocrático atuando como um ditador militar.
Líder
O líder é a pessoa responsável por conduzir, inspirar e motivar sua equipe. A figura da liderança é respeitada e os funcionários, ao contrário do chefe, tendem a não temê-lo. Está sempre atento aos resultados, mas também está atento à melhor forma de conduzir sua equipe para que, juntos, alcancem os objetivos esperados. Um bom líder sabe que não tem funcionários, mas sim uma equipe. Sempre disponível, ele ouve seu time e procura explorar o melhor de cada um, valorizando habilidades e respeitando dificuldades.
Seguindo a mesma linha do parágrafo anterior, de maneira análoga, listaremos os principais líderes da atualidade:
- Bill Gates
- Walt Disney
- Nelson Mandela
- Steve Jobs
- Mather Luther King
Resumidamente, CHEFES são respeitados e LÍDERES são admirados. Para a formação de uma cultura sólida, precisamos cada vez mais de líderes e não chefes em nossas organizações.
Para evitarmos outra pergunta, vou direto ao assunto, liderar uma equipe com segurança é expor os valores do líder, valores reais de cuidado com o outro, valor a vida, valor a segurança, é ter uma visão mais humanizada colocando o Ser Humano no centro de sua gestão.
De maneira pragmática, apresento uma pequena lista de características para que possam avaliar se seus líderes são ou não protagonistas em segurança.
Uma liderança exemplo em segurança deve:
- Conduzir diálogos de segurança com sua equipe de maneira construtiva e oitiva.
- Conduzir observações de segurança, compartilhando experiências e construindo aprendizado.
- Comemorar resultados de segurança com sua equipe.
- Tomar decisão colocando a segurança como um VALOR e não como uma PRIORIDADE.
- Incentivar a identificação, relato e resolução de incidentes (quase acidentes).
- Participar das investigações de acidentes e incidentes, compartilhado as lições aprendidas com toda a sua equipe.
- Ser o exemplo no cumprimento de regras e procedimentos de segurança e orientar àqueles que não as cumpri.
- Equalizar em suas falas, todas as necessidades de resultado considerando a SEGURANÇA como um pilar VITAL no alcance das metas.
- Incentivar o direito de recusa, proibindo de maneira incisiva atividades com riscos de segurança ao executante e/ou seu arredor.
Deixamos uma pergunta de reflexão: seus líderes possuem estas características descritas?