Afam Consultoria avalia multinacional segundo RDC 48.
Em outubro, a Afam Consultoria realizou a auditoria de diagnóstico com base na RDC 48 (Resolução da Diretoria Colegiada nº 48) na unidade nacional da Essity, localizada em Jarinu, no interior de São Paulo. A empresa faz parte do grupo multinacional sueco que atua no setor de higiene pessoal, cosméticos e perfumes.
Comandada por Stela Quarentei, consultora e auditora da Afam, o projeto avaliou o quanto a fábrica, que produz fraldas geriátricas, lenços umedecidos e absorventes pós-cirúrgicos, cumpre os requisitos da RDC 48. Assim, a auditoria de diagnóstico permitiu à fabricante identificar como sua planta está no momento (fotografia do cenário atual) e o que falta implementar para atingir as exigências legais.
A RDC 48 de outubro de 2013 é referente às Boas Práticas de Fabricação (BPF) para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, segundo a normatização de Gestão da Qualidade da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
O resultado prático do trabalho realizado pela Afam Consultoria na Essity foi a identificação das conformidades e itens de melhoria, que a empresa precisa adequar e/ou implementar. Como consequência, os profissionais da companhia receberam um relatório técnico detalhado do que é necessário readequar nos seus processos e o que é preciso implementar em seu Sistema de Gestão da Qualidade.
Vale a pena lembrar que, em agosto deste ano, a Afam Consultoria já havia realizado um workshop sobre a RDC 48 na unidade de Jarinu da multinacional europeia. Na época, o próprio Jorge Secaf, diretor-geral da Afam, conduziu o treinamento sobre as Boas Práticas de Fabricação para os colaboradores da Essity.