Adeque-se e saia na frente! Mudanças da ISO 22000:2018

Compartilhe na sua rede social

Para ajudá-lo no processo de migração das mudanças da norma, a Afam Consultoria disponibilizou a tradução livre da ISO 22000:2018 segundo a ABNT.

A mudança da ISO 22000:2018 veio para agregar valor à melhoria contínua no Sistema de Gestão de Segurança dos Alimentos. A nova edição traz clareza e alinhamento às normas existentes para que as empresas possam integrar os seus sistemas de gestão (Segurança dos Alimentos com a Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho).

PONTOS DE DESTAQUE DA NOVA VERSÃO:

✓Ênfase reforçada no comprometimento da liderança de gestão: Capítulo 5.1 agora inclui novas demandas para ativamente engajar e tomar responsabilidade para a efetividade do sistema de gestão.

✓A norma inclui uma nova abordagem para uma melhor compreensão e tratativa dos riscos. Um conceito vital no negócio e nos riscos de alimentos – que distingue entre o risco no nível operacional e no nível de negócios estratégicos do sistema de gestão.

✓A norma esclarece o ciclo PCDA (Plan-Do-Check-Act) abrangendo os dois ciclos claros e distintos: o Sistema de Gestão Segurança de Alimentos como um todo e os Princípios do APPCC.

✓A nova norma oferece uma descrição mais clara para diferenciar os riscos à segurança dos alimentos, os termos-chaves como Pontos Críticos de Controle (PCCs), Programas de Pré-requisitos Operacionais (PPROs) e Programas de Pré-requisitos (PPRs) combinado aos elementos-chave reconhecidos como a comunicação interativa e gerenciamento de sistemas.

✓Requisitos estendidos relacionados a comunicações: Capítulo 7.4 está agora mais prescritivo em respeito à “mecanismos” de comunicação, incluindo a determinação do que, quando e como comunicar.

✓O escopo agora inclui especificamente alimentos para animal (ex: petfood): alimentos para animais não produzindo alimento para consumo humano. A norma distingue o termo ‘feed’ para alimentação destinada a animais de produção de alimentos.

✓Algumas alterações importantes nas definições: danos” são substituídos por “efeitos adversos à saúde” para garantir consistência com a definição de perigo à segurança de alimentos. O uso da “garantia” destaca a relação entre o consumidor e o produto alimentício, com base na garantia da segurança de alimentos.

✓Comunicação da política de segurança de alimentos – Capítulo 5.2.2: Requer explicitamente que a gestão facilite a compreensão das políticas de segurança de alimentos pelos colaboradores.

✓Objetivos do Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos: o estabelecimento de objetivos para o sistema de gestão de segurança de alimentos é especificado mais detalhadamente no Capítulo 6.2.1 e inclui itens como por exemplo: “consistente com os requisitos do cliente”, “monitorado” e “verificado”.

✓Controle dos processos, produtos ou serviços fornecidos externamente – Capítulo 7.1.6: esta cláusula introduz a necessidade de controlar os fornecedores de produtos, processos e serviços (incluindo processos terceirizados) e assegurar a comunicação adequada dos requisitos relevantes, para atender os requisitos do sistema de gestão de segurança de alimentos.

✓Além disso, há várias mudanças importantes na ISO 22000:2018 em comparação com a ISO 22000:2005 relacionadas à sistemática do HACCP.

A nova edição da ISO 22000:2018 cancela e substitui a ISO 22000:2005. As organizações certificadas com esta norma têm três anos a partir da data de publicação* para fazer a transição para a nova versão.

n(*) A ISO 22000:2018 foi publicada em 19 de Junho de 2018.

VEJA ALGUMAS SUGESTÕES PARA COLABORAR NO PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA NORMA:

REALIZE DIAGNÓSTICO DE AVALIAÇÃO PARA:n

Formação de Cultura Food Safey

✓Coaching Comportamental para a Liderança e Equipe – Food Safety

REALIZE TREINAMENTOS COM NOSSA EQUIPE PARA A FORMAÇÃO DA CULTURA FOOD SAFETY:

✓Interpretação dos requisitos da Especificação Técnica do Programa de Cultura e Gestão pelo Comportamento Food Safety, balizada na interpretação realizada pelo GFSI

✓Desenvolvendo a equipe de segurança de alimentos

✓Percepção de risco para a segurança dos alimentos

✓Gestão do comportamento nas ferramentas da segurança do alimento

✓Gestão de riscos na segurança dos alimentos – Aspectos comportamentais

✓Formação de observadores para a segurança de alimentos

REALIZE TREINAMENTOS COM NOSSA EQUIPE PARA ISO 22000:2018n

✓Principais mudanças da ISO 22000:2018 – 08 horas

✓Interpretação da norma ISO 22000:2018 – 16 horas

Estamos a disposição para ajudá-lo! Entre em contato.nJosi Ane Maia – Gerente Comercial Técniconcomercial@afamconsultoria.com.brn(11) 9.8272-8929 | (11) 4220-2500


Compartilhe na sua rede social

Confira também os artigos abaixo

Como utilizar a abordagem de Riscos e Oportunidades a favor de sua empresa

Temos notado que apesar das últimas versões das normas da série ISO possuírem uma idade média global de mais de 4 anos de existência (ISO…

O que é ISO 50.001?

A ISO “International Organization for Standardization” é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça. Seu propósito é…

HPC 420 Segurança e Qualidade dos Produtos Saneantes e de Higiene Pessoal

A segurança e a qualidade dos produtos saneantes e de higiene pessoal (sigla em inglês: Home and Personal Care – HPC) é uma preocupação…

Você deseja ser um líder respeitado ou admirado?

Trata-se de uma pergunta um tanto quanto difícil para ser respondida, pois dependerá de como a interpretamos. Mas, geralmente, respeito…

Dia Mundial do Meio Ambiente

Atualmente todos os seres humanos na face da Terra estão direcionando seus esforços para minimizar os impactos causados pela pandemia.

Como descartar o resíduos de acordo com sua classificação?

Uma eficaz gestão de resíduos começa com sua correta classificação, pois cada caso tem sua respectiva destinação.

Onde a psicologia positiva pode ajudar nos Sistemas de Gestão e na Cultura Empresarial

A psicologia positiva é o estudo da mente humana baseada na harmonia cognitiva e na sanidade, que acarretam na saúde emocional.

Dia Mundial da Segurança do Trabalho

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho acontece no Brasil desde 2005, e foi criado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT)

Como descrever uma não conformidade

Descrever uma não conformidade vai além de pontuar um erro ou fazer um apontamento negativo em uma auditoria.

CONHEÇA OS PRODUTOS DA AFAM E NOSSAS INOVAÇÕES PARA ATENDER A DEMANDA DA INDÚSTRIA 4.0

O nome Indústria 4.0 foi usado, inicialmente, na Ha over Messe, feira tecnológica alemã, em 2011.

Entre em Contato

Telefones

+55 (11) 4220-2500
+55 (11) 4318-5852
+55 (11) 94964-0025

E-mail

comercial@afamconsultoria.com.br

Endereço

Alameda João Galego, 174
Santa Maria, São Caetano do Sul – SP
Cep: 09560-340

    Chamar no WHATSAPP
    Posso te ajudar?
    AFAM
    Olá, como podemos ajudar?
    Precisando de ajuda com Qualidade, Gestão ou Segurança Ocupacional, fale conosco!👇