A AFAM Consultoria comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente publicando uma reflexão interessante acerca do tema.
Atualmente todos os seres humanos na face da Terra estão direcionando seus esforços para minimizar os impactos causados pela pandemia da COVID-19. Muitas mudanças de comportamentos foram discutidas e estão sendo implementadas de acordo com a particularidade de cada região, município, cidade, estado ou país. Alguns comportamentos poderão ou serão incorporados transformando-se pouco a pouco em novos hábitos, e outros, acreditamos que sejam passageiros e não serão incorporados pelas pessoas. Mas a descoberta pela humanidade que é possível se trabalhar de maneira diferente, que é possível se deslocar de maneira distinta, que é possível alterar alguns hábitos de consumo faz com que todos reflitam os benefícios para o meio ambiente.
Vamos fazer algumas reflexões em conjunto.
· O fluxo de distribuição dos veículos no trânsito foi alterado, minimizando sobremaneira as emissões atmosféricas motivadas por fontes móveis. Atualmente muitos estão trabalhando (home office), outros flexibilizaram os horários minimizando os horários de pico, dentre outras soluções alternativas.
· Pela minimização dos deslocamentos, o consumo de combustível fóssil foi minimizado.
· Com o fechamento dos estabelecimentos comerciais como postos de lavagens de veículos, comércios em geral, salão de beleza, dentre outros, diminuímos sobremaneira o consumo destes serviços. Imaginem quantos litros de água não foram economizados, quanto produto químico deixou de ser descartado, sem falar da quantidade de resíduo eliminada na fonte pelo não consumo. Aliás, será que precisamos lavar nosso veículo toda semana ou até duas vezes na semana?
· Nós da AFAM, somos a favor da melhoria de nosso ensino, sobretudo do ensino a distância que carece de muitas melhorias para obtermos gente realmente qualificada, porém se utilizarmos uma mescla de ensino a distância com ensino presencial como muitas instituições já fazem, podemos ter uma redução significativa de impactos ambientais decorrentes das atividades de deslocamento, uso de energia elétrica e geração de resíduos nas instituições, dentre outras questões. Será que o ensino a distância se reestudado não poderia ser uma alternativa para reduzir alguns impactos ambientais? Mais uma vez reiteramos nosso compromisso pela reflexão, pois não estamos defendendo a maneira de como as instituições de ensino deveriam se posicionar, mas sabermos que Harvard University por exemplo, possui muitos cursos “on line” ou se utilizam de parte “on line” e parte presencial.
Esta singela reflexão, demonstra que alternativas existem e são possíveis, e que os meios de prevenção a poluição ambiental e melhoria da sustentabilidade podem surgir das mais variadas situações.
A AFAM é uma empresa especialista em implantação e manutenção de sistemas de gestão ambiental baseado em normas internacionais ou não, bem como em programas que promovam benefícios ao meio ambiente, os quais já foram implantados em alguns de nossos clientes com excelentes resultados. Veja a seguir:
Programa “zero” aterro: consiste na identificação de todos os tipos de resíduos gerados em um processo produtivo, definindo as melhores alternativas de tratamento final, visando a destinação ambientalmente adequada e sustentável desses resíduos, eliminando a “zero” o destino para aterro. Em uma escala ambientalmente correta, e em ordem de benefício ambiental, as principais alternativas para disposição dos resíduos são: não geração, reuso, reciclagem, co-processamento, incineração.
Programa “zero” plástico: consiste na eliminação da geração de resíduos plásticos, os quais possuem um ciclo de vida elevado. Ações como a eliminação do seu uso onde aplicável e possível, substituição de produtos plásticos por produtos de outros materiais com menor tempo de degradação, a exemplo de papel e papelão, ou ainda através do seu reuso com a utilização de produtos retornáveis, podemos obter o “zero” plástico.
Programa “zero” efluentes: consiste no processo de tratamento dos efluentes industriais e biológicos nas estações de tratamento de efluentes, chegando a níveis aceitáveis de acordo com os requisitos legais aplicáveis e seu direcionamento para uso interno como águas de processo, águas para uso menos nobres como limpeza, uso sanitário, dentre outras destinações.
Programa “zero carbono”: Por intermédio de um mapeamento adequado das fontes de emissão de gases de efeito estufa na cadeia de valor das empresas, levando-se em consideração desde a extração da matéria-prima até o descarte, passando pela produção e a distribuição dos produtos é possível identificar as oportunidades para se iniciar os processos de melhoria. Para as empresas que não conseguiram alcançar as metas de carbono, podem lançar mão pela aquisição de créditos de carbono com certificação internacional.
Incentivamos a todos a analisar a situação atual mundialmente, repensar, mudar atitudes, hábitos, tecnologias, buscar alternativas e implantar novas ações. Esse é o momento de perceber que mesmo nas adversidades ainda encontramos muitas oportunidades de melhoria, neste caso, em prol do bem mais precioso que temos, o nosso meio ambiente.