Para entender bem este princípio, vou começar com 3 perguntas poderosas para provocar sua reflexão:
a) Quais sistemas, processos e ferramentas você tem para obter feedback abertamente sobre sua organização? Quão fáceis de usar e disponíveis estão essas ferramentas para todos os níveis de sua força de trabalho?
b) Quão aberta é sua organização para realmente receber feedback honesto sobre suas operações? Você abraça as áreas críticas e questiona as áreas com bom andamento? Com que frequência você pune os mensageiros de feedback, por exemplo, atribuindo-lhes mais trabalho.
c) Quão comprometida está sua organização em fazer mudanças com base nas informações que você obtém de seus funcionários? Se você pedir feedback (bom ou ruim), também deve fazer algo com o feedback que coletar; a confiança é construída fazendo acordos com seus trabalhadores e, mais importante, implementando estes acordos em tempo hábil ou respondendo as suas equipes, o porque da não implementação.
Gostaria de repassar alguns fundamentos importantes para a consecução exitosa deste princípio.
- O aprendizado é uma escolha estratégica e operacional para a melhoria.
- Saber como o trabalho é realizado é difícil.
- Os trabalhadores são os especialistas e profundos conhecedores de como o trabalho é realizado.
- Aprender com os nossos erros e com os erros dos outros após o fato é reativo, porém importante para a melhoria contínua. A melhoria do desempenho humano requer uma combinação da abordagem reativa com proativa.
As organizações devem definir o que é confiabilidade operacional. Tradicionalmente as organizações medem seu desempenho por intermédio da totalização, ausência ou presença de eventos ou incidentes. As organizações precisam medir sua capacidade de trabalhar segura, com indicadores proativos, mensuráveis e analisados periodicamente pelas lideranças.
Um caminho a ser seguido, é estabelecer o que chamamos de “Times/Comitês de Aprendizado”. Times multidisciplinares organizam encontros para discutir “como trabalhar ainda mais seguro”, mas lembre-se, níveis organizacionais mais altos possuem excelente influência na gestão, porém os mais expostos são os trabalhadores. Estes trabalhadores que estão no dia-a-dia, poderão ajudar muito a ressignificar algumas regras, alguns métodos de trabalho ou quebrar alguns paradigmas em prol de um ambiente mais seguro.
FAÇA DIFERENTE, APRENDA COM SEUS TRABALHADORES.